Habilidades fundamentais para prosperar em 2024
- Tiago Santos
- 8 de dez. de 2018
- 12 min de leitura
Atualizado: 15 de nov. de 2023

O ano está quase acabando e você provavelmente está fazendo seus planos para depois da virada. Provavelmente eles estão divididos em dois cenários:
Se você ganhar na mega da virada
Se você não ganhar na mega da virada
Bem, vamos nos concentrar no cenário 2
Sabemos que 2023 tem sido um ano difícil para muita gente e todos nós queremos projetar um 2024 bem melhor, vejo muita esperança nas conversas que eu tenho com as pessoas. Ocorre também, contudo, que as pessoas com quem tenho conversado não parecem estar organizadas e preparadas para estabelecer algumas mudanças de hábitos, comportamentos e habilidades que são fundamentais para alcançar a prosperidade, então resolvi escrever esse texto e, se este for o seu caso também, espero que possa te ajudar.
O principal problema que eu vejo é que as pessoas esperam, com o fim da contagem regressiva da virada, que o mundo novo que elas imaginaram simplesmente chegue, só que não chega. Estabelecer uma rotina realmente realizadora, incrivelmente produtiva, não é do dia para a noite e é por isso que as academias estão vazias em dezembro, lotam em janeiro e depois estão vazias de novo no carnaval.
Quase ninguém está disposto a pensar no médio prazo, que se dirá do longo prazo, mas é exatamente neste terreno onde mora a prosperidade. Então, a primeira coisa que você precisa mudar na sua cabeça, se quiser prosperar em 2024, é a mentalidade imediatista.
É como a decolagem de um avião
Sabendo disso, você vai precisar organizar seus planos e metas igual ao funcionamento de um avião, em 3 etapas:
ETAPA 1- Neste exato momento, o seu avião, que é grande e pesado, está estacionado. Obviamente, ele não vai, como num passe de mágica, começar a voar no próximo segundo. Você precisa se organizar para abastecer o avião e se certificar de que está tudo pronto para que ele possa sair do estacionamento (igual ao checklist que os pilotos fazem).
E como fazer isso? Planejando, verificando quais as condições necessárias para atingir os seus planos, que tipo de conhecimentos você vai precisar buscar, que tipo de ferramentas, como vai organizar seu tempo, suas rotinas, hábitos etc. Faça isso agora, antes de 2024 chegar.
ETAPA 2- Depois que seu avião sair do finger, é a hora taxiar devagar pelo pátio das aeronaves. Nesse momento também acontece o checklist, mas é uma verificação com o avião andando. Isso nos ensina que não se deve esperar demais para começar a andar na vida e executar os seus planos. Planeje o mínimo necessário, comece e, se precisar, vá adequando os planos no caminho.
Na prática esse é o momento que você vai testar novos hábitos e comportamentos, é a hora que você vai começar a agir com aquelas ações que são necessárias para estruturar qualquer coisa.
Eu recomendo que essa etapa dure entre 30 a 90 dias, a depender do que estiver planejando. Você já está agindo, seu avião vai decolar e vai voar alto, mas você precisa chegar à pista seguro de que tem todas as condições para decolar.
PASSO 3- Chegou a hora da decolagem, a hora em que você coloca o seu time em campo. Aqui é onde você já planejou, testou e ajustou, agora você realmente começa a ganhar velocidade na pista, cada vez mais rápido, e consegue, enfim, voar.
Vou te dar os meus melhores exemplos (são meus porque eu os vivi):
Exemplo 1: Alguém que queira acordar cedo todos os dias do ano.
Principalmente para quem é mais noturno, isso é muito difícil. Não se faz uma mudança dessas sem se preparar para isso. É preciso estabelecer novos hábitos e mindsets poderosos para se conseguir. Essa preparação é feita no passo 1.
O passo 2 são os primeiros 30 dias, é o estabelecimento do hábito mesmo, é a etapa mais difícil, é a hora que o avião sai da inércia de ficar parado e começa a ganhar movimento.
O passo 3 é a continuidade dessa meta. Quanto mais o tempo passa, mais a rotina se estabelece e o hábito de acordar cedo se incorpora a você, você decola e atinge voo de cruzeiro.
Antes do passo 3, nem pensar em reduzir a turbina, é força total. Por isso é tão importante vigiar os hábitos todos os dias em uma meta como essa, do mesmo jeito que um piloto precisa estar 100% atento aos seus procedimentos.
Acordar cedo é realmente um passo importante, uma mudança substancial para quem quer começar a prosperar. Por isso, se você tiver interesse nesse tema, eu lhe indico o meu guia definitivo para acordar cedo. Ali você encontra tudo o que precisa para conseguir estabelecer essa rotina.
Exemplo 2 – alguém que queira perder peso.
Na etapa 1 eu passei a vigiar melhor o que eu comia, mas sem dieta. Comecei a fazer pesquisas sobre como criar hábitos melhores no que se referia a alimentação e exercícios. Fiz um checkup de saúde e fui aos médicos e especialistas que eu precisava para recuperar meu joelho (fisioterapia) e para começar a musculação.
O avião começou a andar quando eu comecei a fazer a fisioterapia e tentar comer melhor, baseado apenas nos vídeos que eu assistia sobre alimentação saudável. Enquanto a minha aeronave taxiava comecei uma musculação leve, por minha conta (eu já conhecia um pouco disso), mas fui percebendo que precisava de ajuda, então fui a uma nutricionista e contratei um personal trainer para me passar um bom treino. Etapa 2 concluída.
Depois disso, com a dieta adequada e com um treino poderoso, alinhados com as minhas particularidades, eu comecei a ganhar velocidade e no final voei, perdi o peso que eu queria perder.
Legal, mas e as habilidades?
Perceba que tudo o que eu falei até agora diz respeito a processos, é sobre como se organizar para alcançar a produtividade necessária para ser próspero. Eu dei dois exemplos, mas a analogia do avião se aplica a tudo.
Então, a primeira habilidade é a paciência. Saber que vai subir uma escada alta com um degrau pequeno por dia. Às vezes é mais doloroso subir o degrau, às vezes é mais fácil, às vezes a gente simplesmente não consegue subir naquele dia… Tenha resiliência e maturidade para, no dia seguinte, tentar subir esse degrau de novo.
A segunda habilidade muito importante é a capacidade de agir. Todos temos inúmeros planos guardados nas gavetas físicas e mentais e o erro que muitos cometem é segurar esses planos até que estejam perfeitos. Como diz a famosa frase: feito é melhor que perfeito. Planeje, sim, mas apenas o suficiente. Depois tire seu avião do finger e faça com que ele comece a taxiar pelo pátio das aeronaves.
Você pode ter as melhores esperanças para 2024, pode olhar para o céu e se imaginar voando, mas se não começar a agir o céu não virá até você.
Algumas dicas importantes para uma mentalidade voltada para a ação:
Adote um checklist diário para suas atividades. Tudo o que você precisa fazer tem que estar ali, é uma ferramenta pessoal para se consultar a todo instante. É um verdadeiro guia para seu dia não se perder, principalmente no início quando a rotina ainda não está estabelecida. Usar um checklist dificulta a procrastinação, ainda mais se você atribuir um sistema de pontuação para cada atividade, de acordo com o esforço, com a qualidade ou com a satisfação sobre seu empenho para realiza-la. Fazendo isso, a coisa fica muito mais divertida e dá resultado.
Anote as ideias. Quanto mais você age, mais tem vontade de agir e mais ideias aparecem para seus projetos. Nunca, jamais, nunca mesmo confie que vai lembrar dessa ideia depois. Quando surgir uma ideia, anote. Tenha um aplicativo ou um caderno de anotações, algo que esteja sempre ao seu alcance, até no banho (aliás, principalmente no banho).
Faça planejamentos cíclicos: Toda ação gera uma reação, já ouviu essa frase? Isto na prática significa que, quanto mais você age, além de novas ideias, terá novos aprendizados, feedbacks e pontos de vista que afetarão diretamente seu planejamento inicial. E está tudo bem. Há uma diferença enorme entre ajustar os planos para chegar mais rápido a algum lugar e mudar de planos para ir em outra direção. Uma vez que você esteja indo na direção que estabeleceu e não fique mudando toda hora de objetivo, pode ajustar e rever seus sempre que necessário. Faça isso no fim de cada dia, de cada semana, de cada mês, de cada ano. Ajustar os planos é sinal de inteligência e humildade. Não sabemos de tudo, não acertamos de primeira, não controlamos os acontecimentos, mas sabemos que quanto mais enfiamos a cara e agimos, mais aprendemos a jogar esse jogo da prosperidade;
Entenda a diferença entre urgente e importante. Agir por agir não tem significado algum, pois qualquer coisa que você venha a fazer é uma ação. Então, mesmo que você tenha um planejamento nível NASA, de nada vai adiantar se no dia a dia você sucumbir às urgências. Se você percebe que elas minam a sua produtividade, organize-se para atuar na raiz do problema e se antecipar a essas urgências. O segredo de fazer muito é fazer tranquilo, organizado, com método e sem correria de urgências, que minam, além do nosso tempo, toda a energia e a disposição necessárias para as tarefas realmente importantes.
Cuide da sua saúde. Sem uma saúde minimamente aceitável, com uma alimentação mais saudável, um sono adequado e exercícios que trazem movimento a você, sua mente é radicalmente afetada e não funciona direito para fazer nada do que estamos falando aqui. Mas você já sabe disso, certo?
A terceira habilidade é a capacidade de abandonar mindsets ruins. Mas o que raios é isso?
Mindsets são modelos mentais, são formas de se pensar, de se enxergar o mundo e os micromundos que fazem parte da estrutura da sua vida. Opiniões, valores, crenças, fatos da nossa própria história e a maneira como os interpretamos, tudo isso junto cria um modelo mental, uma forma de ler o mundo.
Nós enxergamos a realidade com base nessas formas de ver o mundo. É por isso que cada um é capaz ter opiniões e reações tão diferentes dos outros sobre um mesmo fato. Ora, somos todos diferentes mesmo, com histórias de vida diferentes, com mindsets diferentes.
Mindsets, portanto, são como softwares que foram instalados no seu processador chamado mente. Você precisa deles para fazer ou interpretar qualquer coisa, mas nem todos os softwares são os ideais para o nosso contexto atual e para o contexto dos planos que estamos traçando.
Por exemplo, existem vários softwares de edição de vídeo, dos mais simples aos mais rebuscados. Se você é um profissional que edita filmes de cinema, o que vai acontecer se instalar um software simples, básico? Vai dar ruim, vai te limitar e você não vai chegar ao resultado esperado, mesmo que se esforce muito.
O contrário também é verdadeiro: alguém que precisa apenas cortar uns pedaços de um vídeo para mandar a um amigo ou namorado, se instalar o software mais rebuscado, não vai saber mexer e vai dar ruim também. Seu objetivo não será atingido.
Veja, os dois softwares fazem a mesma coisa: editam vídeo, mas cada um é mais adequado a um contexto. É assim que funciona o mindset.
Neste exemplo ainda, à medida em que se vai evoluindo na carreira de editor de vídeo, vamos sentindo a necessidade de novos softwares, intermediários. Com o mindset é a mesma coisa, as formas de pensar que te trouxeram até aqui não necessariamente foram erradas, mas podem não ser mais adequadas ao contexto dos seus planos atuais, de onde você quer chegar.
Falei muito sobre isso porque é algo realmente fundamental se você quiser prosperar em 2024, mas falta falar "como", né?
A pergunta é: dá pra trocar de mindset? A resposta é: sim, perfeitamente, desde que você faça um trabalho de reflexão sério e honesto, estudando a si mesmo, observando-se e percebendo, para cada contexto, qual é a sua forma de ler aquela realidade, quais são os softwares que estão instalados na sua mente, quais as suas opiniões, valores e crenças a respeito daquele tema.
Uma boa dica é olhar para as razões que fazem o seu avião não sair do finger para ao pátio das aeronaves. O que realmente está te limitando a agir? Existe algum pensamento dando conta de que você não é capaz ou de que precisa se preparar mais? Quais medos estão presentes?
Se parar para pensar um pouco sobre isso, a maioria dos medos não tem fundamentos reais e concretos, são apenas crenças. Vou te dar um exemplo fácil, veja se você se identifica com a frase abaixo:
Eu não sou capaz de falar em público!
Se não se identifica, maravilha, mas se sim, quais são as razões lógicas que sustentam essa frase? Veja:
Você não tem boca, não tem voz? Mesmo que fosse isso, tem um cara chamado Stephen Hawking que não tinha voz e dava palestras desse jeito.
Você não tem um corpo bonito, não tem postura, não tem altura, não tem presença de palco? Se for isso, talvez esse cara derrube esse argumento também.
Poderíamos ficar meses aqui analisando outros argumentos e praticamente todos seriam derrubados. Se você, portanto, se identifica com essa frase, saiba que você tem um mindset limitante, está com o software errado instalado.
Mas tem coisas que você realmente não pode fazer: eu, por exemplo não posso ser Presidente da República do Brasil nas próximas eleições, pois demandaria a construção de uma carreira política e uma imagem junto aos eleitores que não se faz da noite para o dia. Alguém com alguma limitação física, uma perna amputada por exemplo, não pode ser um campeão olímpico, no máximo paraolímpico. Isso são limitações reais e concretas, mesmo que somente de tempo, como no primeiro caso.
Tudo o que você quiser fazer, que não tenha um real argumento lógico impeditivo, é possível e está ao seu alcance, desde que você saiba identificar as crenças limitantes e trocar por outras adequadas para aquele contexto.
Faça uma coisa por você, mesmo que não faça mais nada do que está escrito aqui: identifique e desinstale esses softwares na sua mente. E para te ajudar vou de dar o “link” de alguns “softwares” que você deveria “baixar” e “instalar” agora na sua mente para prosperar em 2024, vamos lá?
Resignifique o fracasso: passe a enxergar o fracasso, não como uma derrota, mas como uma etapa necessária para o seu progresso. Quando o erro se tornar bom pra você, quando todo tropeço for visto com o olhar do copo meio cheio, você poderá extrair o que há de melhor nele para aprender. É assim que se aprende a ter sucesso, aprendendo a fracassar.
Oriente suas ações para os outros: o ato de parar de pensar em si, de querer resolver os seus problemas, sejam financeiros, sentimentais ou quaisquer que sejam, para começar a perceber e a resolver os problemas dos outros vai te trazer duas coisas fundamentais: a primeira é Comprometimento – não há motor mais poderoso que nos impulsiona a sair da cama todos os dias do que ajudar o próximo, não sei explicar isso, só sei que é assim – e a segunda: Visão da realidade – olhar para o problema do outro te faz perceber que o seu problema não era tão grande quanto você imaginava, te faz enxergar a realidade com mais amplitude e isso te dá uma coisa muito importante, que são ideias mais precisas de produtos ou serviços para ajudar as pessoas. Portanto, conviva, ajude, pergunte, descubra do que elas estão precisando e atue para resolver aquela dor.
Não entenda a mudança, não aceite a mudança, promova a mudança: passe a querer conhecer e experimentar o diferente. Procure conviver com pessoas de outras religiões, outros pensamentos políticos, outros países, outras culturas. Se der, viaje muito, conheça novos lugares e pessoas. Fazer essas coisas é difícil, mas são necessárias para sair da famosa zona de conforto. Não há prosperidade onde há zona de conforto, esqueça. Mudar é preciso e é possível fazer isso sem perder sua essência, sua identidade pessoal. Então, quer prosperar? Promova a mudança.
E a quarta habilidade é a capacidade de aprender.
A vida é muito corrida e se acreditarmos que já aprendemos tudo, já estamos velhos demais para aprender (olha o mindset aí) passamos a fazer simplesmente ou uma coisa ou outra: ou deixamos a vida nos levar ou tentamos remar no mar da vida utilizando ventos que já passaram (simplesmente não dá). No fim das contas, a vida vai te engolir do mesmo jeito.
Aprender coisas novas é se capacitar para utilizar os novos ventos, pois são eles que estão ventando agora. Para prosperar, além de ser necessário incorporar cada vez mais novos conhecimentos e habilidades, é necessário entender que o mundo evolui e muitos conhecimentos ficam obsoletos.
E aqui a maioria de nós utiliza o seguinte mindset: eu não tenho tempo. Esse mindset está baseado em dois problemas fundamentais:
A falta de prioridade.
A crença limitante de que aprender uma coisa nova é trabalhoso, custoso e demorado.
Sobre o item 2, interrompa a sua leitura um pouquinho para assistir a esse vídeo abaixo. Tem legenda, então dá pra assistir no mudo caso você não possa ligar o áudio nesse momento:
Se você juntar as coisas, fica claro que a única razão para não aprendermos coisas novas é o medo, acompanhado das crenças limitantes. Aliás, que informações valiosas que aprendemos agora, não?
Robert Greene, que é um escritor americano, disse: “O futuro pertence àqueles que aprendem mais habilidades e as combinam de formas criativas.” Se você colocar a palavra “prosperidade” no lugar de “futuro”, acho que ganha um bom presente por ter lido esse texto até aqui. Portanto, aprenda de tudo um pouco. Quanto mais aprendemos, mais qualidades e bons hábitos desenvolvemos para prosperar.
Agora, sobre essa questão do aprendizado e das 20h necessárias, a minha dica final para você é bem simples: não faça as 20 horas de uma só vez. Ou mesmo em dois ou três dias. É muito difícil se manter focado por muito tempo em uma coisa só, a sua energia, disposição e rendimento caem muito ao longo de um dia. Funciona muito mais selecionar a melhor hora do seu dia para aprender, aquela hora que sua mente está mais ativa (no meu caso é após os exercícios pela manhã), separar 30 minutos por dia e em 40 dias você terá cumprido as 20h com excelência.
E por que funciona? Primeiro porque você deixou para aprender apenas na melhor hora, mais susceptível à aprendizagem, você não tentou forçar uma tarefa em um horário física e mentalmente ruim. E segundo porque a nossa mente assimila as novas informações dormindo, você provavelmente já ouviu falar nisso. Se você fraciona, a chance de aprender mais é muito maior.
—
Então é isso. Espero realmente ter te ajudado a preparar seu avião para um longo e próspero vôo. Que você consiga, seguindo todos esses passos, tirar seu avião do chão e decolar.
Estou aqui caso precise de ajuda.
Feliz 2024!
Comentarii